quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Segurança em Sevilla

Por que caminhos você vai e volta? Aonde você nunca vai ? Em que esquinas você nunca para? A que horas você nunca sai?

Aqui em Sevilla eu moro em Triana, um bairro antigo. As ruas sao muito estreitas, mal passa um carro e nao tem calçada para caminhar. Em alguns lugares do mundo, como no Brasil, essa rua seria uma rua perigosa, mas aqui ela é segura, limpa, e se eu sair as 2 da manha para dar uma caminhada por ela sozinha, nada vai me acontecer(a principio, pois qualquer lugar exige medidas de segurança mínimas). Essa tranquilidade que tenho aqui eu nunca tive antes... e isso faz com que eu me sinta uma cidadã de verdade, livre para usurfruir de um mundo que também é meu, sem medo, sem paranóias.



Esse final de semana fui a Portugal. Retornei no domingo as 5 da manha na rodoviária daqui de Sevilla. Ela nao fica muito longe da minha casa, entao decidi voltar caminhando. Lógico que nao da pra arriscar assim sempre, mas como eu imaginava, cheguei em casa sã e salva, sem marginais na rua ou qualquer coisa que te de medo ou te faça atravessar para o outro lado da calçada. Importante ressaltar que me refiro a segurança na parte de moradia, de quem mora aqui mesmo, pois para turistas ja é mais perigoso. Cuidado principalmente onde tem aglomeraçao de turistas, naqueles pontos turísticos mesmo, sabe? É o lugar prediletos dos criminosos.

Outro ponto interessante relacionado a segurança aqui na Espanha é a segurança no transito. Tu nao vais ser atropelado por um carro pois eles simplesmente param para que tu passe, em qualquer lugar, a qualquer hora. A faixa de pedestres aqui é muito respeitada, tanto pelos condutores quanto pelos pedestres. O que quero dizer é, quando tem uma faixa de pedrestres, os carros param, SEMPRE. E por sua vez, os pedestres só atravessam em faixas de segurança.
Eu diria que aqui a possibilidade de ser atropelado por uma bicicleta(quando estiver distraido e sem querer caminhares pela ciclovia) é maior do que ser atropelado por um carro. Watch out with the bikes, man.

5 comentários:

Lídia disse...

Brodinha..

Um verdadeiro contraste com o trânsito pelotense, então!! heheh Que espetáculo...

"Tipo terapia" ler o que escreves, adoro!! Amei a novidade!!

Beijo

Ana disse...

Yeesssssssssss!!
Super idéia escreveres este blog! Assim todos os teus amigos poderão te acompanhar, com carinho!

E acho que o grande barato são as coisas do cotidiano, mesmo. Tua rotina, tuas ruas, a feira da esquina... (Ihh! Já tô dando palpites!!)

Grande beijo! Até o próximo post!

Aline Heberlê disse...

Oi mana, muito legal o post.
Realmente é um sonho perto do trânsito brasileiro, aqui em POA só atravessa-se onde tem sinaleiras e mesmo assim o risco ainda é grande.

Continua escrevendo,
saudades
beijão

Luiza disse...

adorei! assim teremos mais novidades da super viagem!

love you!

Gabi disse...

ai, eu sempre paro para os pedestres.. acho que é o sangue europeu que corre nas minhas veias hahahahahaha