Dia 25 de Novembro eu completei 20 anos. Acredito que os primeiros 20 anos de uma pessoa são os mais longos... Daqui há 20 anos eu vou ter 40 e com certeza os 20 anos que começam agora e vão até os 40 vão passar muito mais rápido do que os que foram do meu nascimento até agora. Nesses 20 anos eu aprendi a falar, a engatinhar e depois a caminhar. Dei o meu primeiro passo, falei as primeiras palavras e aprendi a escrever... passei de centímetros pra metros, da pré-escola pra faculdade, de bebê pra criança pra pré- adolescente pra adolescente, e de adolescente pra adulta(adulta?).
Em 20 anos passei de passos de formiga para passos de gigante. De sapato 7 para sapato 37. Ganhei algumas cicatrizes e cresci, e não foi só de tamanho. Não lembro muito da minha infância. Não lembro do nascimento do meu irmão, mal lembro da entrada do Real ou do governo FHC. A impressão que eu tenho é que o tempo passou muito devagar até chegar aos 15, isso provavelmente deve-se ao fato de que quando somos crianças não temos muita noção de tempo. Dos 15 aos 18 foi mais uma etapa que pareceu bem longa, devido a espera ansiosa por mostrar a carteira de identidade verdadeira nas entradas de festas e da tão esperada carteira de motorista. Já dos 18 pra cá, caro leitor, voou, não é mesmo?
Nos próximos 20 anos eu não sei o que vai acontecer. Eu sei que não tenho mais nenhuma fase por passar, nem muito o que crescer, nem muitos números de sapato para aumentar... Agora estou de frente com o inicio da vida de adulto, aceitando todas as verdades. Viver sem dormir em lençóis bordados com patinhos e pombinhas, saber que o mundo é injusto e que as pessoas que você perde na verdade não viram anjinhos com asas. As moedas de chocolate passam a ser moedas de verdade, aquelas brincadeiras de trocar fralda de boneca provavelmente se tornarão realidade... Eu dou as boas vindas as chaves do carro, a lista do supermercado, as receitas do médico, ao talão de cheques, aos cartões de crédito, aos cartões de identificação, as contas a pagar, a declaração de impostos, a declaração de bens, aos passwords do meu computador, ao tcc, ao mestrado, ao doutorado, aos casamentos e aos baptizados. Eu dou as boas vindas a minha vida de adulto e a todas as coisas boas que ela vai me trazer. Indispensávelmente, eu deixo vivo meu lado criança para que ele possa se manifestar e produzir grandes idéias. Nem pior nem melhor que os 20 primeiros anos, os próximos serão apenas diferentes. Que a paz esteja comigo sempre.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Os primeiros 20 anos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
É bonito ter esse carinho pelo seu próprio passado. A soma ( ou divisão, subtração..) de tudo o que se foi é o resultado de hoje. Não se esqueça nem mesmo dos ex-namorados. É como se o passado fosse os afluentes do teu rio chamado presente. Mas talvez mais que o passado, cuide do teu presente... até porque ele logo, logo será justamente o passado do teu futuro.
que a paz esteja contigo, guria!
Fala Elisinha Maria...Tô esperando umas fotinhos do niver! Então, tua amiga conseguiu chegar entre as 14 e as 18 aqui em casa??? Nem vi o porteiro hoje e fiquei sem saber se a coisa se resolveu! Beijos e aproveita Sevilla porque aqui continua tudo igualzinho...
É vero... A roda da vida vai girando, cada parte da volta tem seus encantos... Que venham os próximos 20, 30, 100... =D
Bacana...
Nem queimar etapas, nem viver de um saudosismo sem sentido...
Cada idade tem seus encantos e suas impossibilidades! Vivamos os encantos...
verdade...os primeiros 20 anos são os que mais demoram pra chegar, certamente. Em breve serás quarentona! ihihi...
Passa muito rápido!!!!
Já passei dos 30...hehe
"aproveite-se o tempo antes que o corpo perca as forças e o semblante a graça."
carpie diem
bjk queridona*
Oi Elisa, Feliz 2009 pra você! Gostaria de incluir seu blog no diretório Mundo Pequeno, posso?
http://www.mundopequeno.com/
É um site criado pela Luciana Misura do blog Colagem. Cuido da parte espanhola.
Bj
De nada Elisa, se quiser pode inserir o selinho do Mundo Pequeno no teu blog, pra dar uma força pra Luciana que ela merece! Beijos
Simplesmente adorei o seu texto!
Adorei o nome do seu Blog também. Me identifiquei bastante, pois tb moro aqui na España. Sou professora de língua portuguesa, mas atualmente só a ensino aos meus filhos espanhóis!
Antes yo era eu!
Beijo grande
Postar um comentário