sábado, 13 de dezembro de 2008

Os primeiros 20 anos


Dia 25 de Novembro eu completei 20 anos. Acredito que os primeiros 20 anos de uma pessoa são os mais longos... Daqui há 20 anos eu vou ter 40 e com certeza os 20 anos que começam agora e vão até os 40 vão passar muito mais rápido do que os que foram do meu nascimento até agora. Nesses 20 anos eu aprendi a falar, a engatinhar e depois a caminhar. Dei o meu primeiro passo, falei as primeiras palavras e aprendi a escrever... passei de centímetros pra metros, da pré-escola pra faculdade, de bebê pra criança pra pré- adolescente pra adolescente, e de adolescente pra adulta(adulta?).

Em 20 anos passei de passos de formiga para passos de gigante. De sapato 7 para sapato 37. Ganhei algumas cicatrizes e cresci, e não foi só de tamanho. Não lembro muito da minha infância. Não lembro do nascimento do meu irmão, mal lembro da entrada do Real ou do governo FHC. A impressão que eu tenho é que o tempo passou muito devagar até chegar aos 15, isso provavelmente deve-se ao fato de que quando somos crianças não temos muita noção de tempo. Dos 15 aos 18 foi mais uma etapa que pareceu bem longa, devido a espera ansiosa por mostrar a carteira de identidade verdadeira nas entradas de festas e da tão esperada carteira de motorista. Já dos 18 pra cá, caro leitor, voou, não é mesmo?

Nos próximos 20 anos eu não sei o que vai acontecer. Eu sei que não tenho mais nenhuma fase por passar, nem muito o que crescer, nem muitos números de sapato para aumentar... Agora estou de frente com o inicio da vida de adulto, aceitando todas as verdades. Viver sem dormir em lençóis bordados com patinhos e pombinhas, saber que o mundo é injusto e que as pessoas que você perde na verdade não viram anjinhos com asas. As moedas de chocolate passam a ser moedas de verdade, aquelas brincadeiras de trocar fralda de boneca provavelmente se tornarão realidade... Eu dou as boas vindas as chaves do carro,
a lista do supermercado, as receitas do médico, ao talão de cheques, aos cartões de crédito, aos cartões de identificação, as contas a pagar, a declaração de impostos, a declaração de bens, aos passwords do meu computador, ao tcc, ao mestrado, ao doutorado, aos casamentos e aos baptizados. Eu dou as boas vindas a minha vida de adulto e a todas as coisas boas que ela vai me trazer. Indispensávelmente, eu deixo vivo meu lado criança para que ele possa se manifestar e produzir grandes idéias. Nem pior nem melhor que os 20 primeiros anos, os próximos serão apenas diferentes. Que a paz esteja comigo sempre.

9 comentários:

CAETANO disse...

É bonito ter esse carinho pelo seu próprio passado. A soma ( ou divisão, subtração..) de tudo o que se foi é o resultado de hoje. Não se esqueça nem mesmo dos ex-namorados. É como se o passado fosse os afluentes do teu rio chamado presente. Mas talvez mais que o passado, cuide do teu presente... até porque ele logo, logo será justamente o passado do teu futuro.

que a paz esteja contigo, guria!

Unknown disse...

Fala Elisinha Maria...Tô esperando umas fotinhos do niver! Então, tua amiga conseguiu chegar entre as 14 e as 18 aqui em casa??? Nem vi o porteiro hoje e fiquei sem saber se a coisa se resolveu! Beijos e aproveita Sevilla porque aqui continua tudo igualzinho...

Lídia disse...

É vero... A roda da vida vai girando, cada parte da volta tem seus encantos... Que venham os próximos 20, 30, 100... =D

Ana disse...

Bacana...

Nem queimar etapas, nem viver de um saudosismo sem sentido...

Cada idade tem seus encantos e suas impossibilidades! Vivamos os encantos...

Carolina disse...

verdade...os primeiros 20 anos são os que mais demoram pra chegar, certamente. Em breve serás quarentona! ihihi...

Baxinha disse...

Passa muito rápido!!!!
Já passei dos 30...hehe

"aproveite-se o tempo antes que o corpo perca as forças e o semblante a graça."
carpie diem

bjk queridona*

anlene gomes disse...

Oi Elisa, Feliz 2009 pra você! Gostaria de incluir seu blog no diretório Mundo Pequeno, posso?
http://www.mundopequeno.com/
É um site criado pela Luciana Misura do blog Colagem. Cuido da parte espanhola.
Bj

anlene gomes disse...

De nada Elisa, se quiser pode inserir o selinho do Mundo Pequeno no teu blog, pra dar uma força pra Luciana que ela merece! Beijos

meucantinho disse...

Simplesmente adorei o seu texto!

Adorei o nome do seu Blog também. Me identifiquei bastante, pois tb moro aqui na España. Sou professora de língua portuguesa, mas atualmente só a ensino aos meus filhos espanhóis!
Antes yo era eu!

Beijo grande